Estudos indicam que comer peixe pode evitar demência
Enviado em 29 de Julho de 2009
Publicado por admin | Enviar por e-mail
| Hits para esta publicação: 353
Esta materia saiu no jornal The New York Times… vale a pena ler…
Nos aqui em Mato Grosso consumimos muito peixes… ainda bem!
Roni Caryn Rabin
The New York Times
Muitos estudos sempre sugeriram que uma dieta rica em peixe faz bem para o coração. Agora, há novas evidências de que essa dieta pode também ajudar a evitar a demência.
Um dos maiores esforços para documentar essa ligação - e o primeiro estudo do tipo realizado no mundo em desenvolvimento - descobriu que adultos mais velhos na Ásia e na América Latina tinham menos chances de desenvolver demência caso comessem peixe regularmente.
Quanto mais peixes comem, mais baixo o risco, descobriu o estudo. As descobertas aparecem na edição de agosto da publicação “The American Journal of Clinical Nutrition”.
O estudo, que incluiu 15 mil pessoas com mais de 65 anos na China, Índia, Cuba, Venezuela, México, Peru e República Dominicana, descobriu que aqueles que comiam peixe quase todos os dias apresentavam um risco quase 20% menor de desenvolver demência do que os que comiam peixe apenas alguns dias por semana. Adultos que comiam peixe alguns dias por semana tinham 20% menos chances de desenvolver a condição do que os que nunca comiam.
“Há um efeito gradual. Assim, quanto mais peixe você come, menos chances você tem de desenvolver demência”, disse o Dr. Emiliano Albanese, epidemiologista clínico do King’s College London e principal autor do estudo.
“Com a carne, ocorre exatamente o oposto”, ele acrescentou. “Quanto mais carne você come, maior a probabilidade de demência”. Outros estudos mostraram que a carne vermelha pode ser particularmente ruim para o cérebro.
Estudos observacionais no Oriente também indicaram que o peixe pode reduzir o risco de demência, mas ainda existem

Esse blog deu água na boca!!!